segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Versões musicais bizarras








Ponto alto da versão épica de "The Final Countdown"



O Youtube é mágico. Quando o site foi criado, pôde-se vislumbrar o nascer de um mundo de infinitas possibilidades no compartilhamento de vídeos: aulas, tutoriais, vlogs de assuntos diversos, registros antigos de televisão e o que mais fosse possível de ser imaginado e registrado com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça (e muita falta do que fazer).

Isso tudo foi apresentado da forma mais democrática possível, na qual qualquer sujeito tinha a chance de usar o site de forma profissional, divulgando trabalhos e criações, ou usando a página por puro prazer e entretenimento. Muita coisa legal foi criada, e alguns se superaram na criatividade e inovação, apresentando ideias incríveis. É óbvio que o besteirol não ficou de fora, e os vídeos toscos e engraçados estão lá presentes, marcados como grandes pérolas da era da Internet. Musicalmente, não foi diferente.

É surpreendente o número de versões bizarras de grandes hits da música que surgiram. Muitos artistas importantes tiveram a “honra” de ter seus suas canções adaptadas a “belos” arranjos e novas versões. Eu encontrei e me deleitei com algumas destas pérolas, que posto a seguir. (Tomem cuidado que alguns hits grudam na cabeça):


Sweet Child O'Mine - “Artista” desconhecido
(versão forró do hit do Guns N' Roses)
Comentários: A palavra “forró”, por si só, já costuma desagradar a muita gente, o que não é o meu caso. Mas a ideia de pegar um dos maiores hits de uma das bandas mais importantes da história do rock (como grande fã, sou bem suspeito pra falar) e adaptá-lo a um arranjo com acordeons e triângulos não soa muito bem. 
O vídeo mantém todo o clipe original da banda, com o áudio da versão forró ao fundo. Isso gera dois “sacrilégios” (pelo menos pra fãs do Guns N' Roses) : Slash plugando a guitarra no amplificador e tocando o riff inicial com um som estranho, bem diferente do originail, e Axl Rose sendo “dublado” por uma voz engraçada e que entoa uma letra estranha. Antes tivessem colocado o vídeo dos próprios caras da versão tocando.

“Uououou, te quero mais! Uouououou, você foi demais!”


Billie Jean - Geovanne Souz
(versão forró do hit de Michael Jackson)
Comentários: Mais um arranjo de forró, desta vez para Billie Jean. Michael Jackson se reviraria no caixão como quem tenta executar um Moonwalk num espaço apertado se ouvisse essa beleza. Nem tenho muito o que comentar.

Você não quis meu amor. Agora diz: 'Volta pra mim por favoooor!' ”


Vou te adicionar no Orkut meu – Fuguetão Baiano
(outra versão de I Gotta Feeling, do Black Eyed Peas)
Comentários: De um cara que se auto-intitula o “Fuguetão Baiano”, não é possível esperar grandes feitos. O sujeito realmente corresponde às expectativas com uma versão extremamente bizarra de I Gotta Feeling (que virou “Agora Filé”). Simplesmente épico. Vale a pena demais assistir.

Agora filé, vou te adicionar no Orkut meu”


Te amo pra sempre - Forró Corpo de Mulher
(versão de The Final Countdown, do Europe)
Comentários: Quando eu achava que nada podia ser mais épico que um projétil da Bahia cantando “Agora Filé”, eis que sou surpreendido novamente com mais uma pérola. E que pérola.
The Final Countdown é um grande hit do Europe, uma das bandas de maior sucesso dos anos 80. Um sujeito achou uma boa ideia adaptá-la a, adivinhem: uma versão forró. Agora reflito que, coincidência ou não, o estilo é o campeão de versões bizarras de canções famosas.
Mas Te amo pra sempre está além disso tudo. A canção toca fundo na alma, com uma “inspirada” letra sobre amor. Ou algo do gênero, não sei. Prestei mais atenção nas belíssimas cenas românticas do clipe. 
Destaque maior para a voz de cana rachada e pro belo figurino do vocalista. Sem dúvida, esta se tornou a campeã da minha lista de pérolas. Épico, épico e épico.


"Eu te amo pra sempreeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!"


"Você é tão linda, menina mulheeeer!!" Ah, tá!

***

Agradecimentos ao Matt, que ajudou a idealizar este post. :)

5 comentários:

Anna Vidal disse...

Aeew, amigo!
Ahzô no post!
Ficou realmente muito bom, ta de parabéns mesmo.
Continue assim.
Beijos

André Poerschke Vieira disse...

irônico a maioria deles estarem na versão forró UHAHUAHUAHUHUAHAHUHUAHUAH

http://umdiaentenderei.blogspot.com/

Laura Brandão disse...

Ótimo teu Blog \o
Te seguindo!
http://humornegrosemcensura.blogspot.com/
Abraços e Ótima Noite!^^

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Pois então, rapaz! Eu simplesmnete lido com esses peseudo-versionistas todo o santo dia. Trabalho no órgão distribuidor de direitos autorais e uma das nossas atribuições é ficar ligado nesses espertahões que aproveitam toda e qualquer múisca internacional pra jogar uma letra em cima e dizer que é deles. Detalhe é que nem sempre a 'inspiração' é tão conhecida.

Gostei do blog!
Abraço!

Unknown disse...

Que medoooo huahuahhauhaha

Comecei um blog, c tivr um tempinho, de uma conferida =).

http://cabecafeminina.blogspot.com/

brigadaa e parabens pelo blooog ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...